Empresas associadas participam de palestras e painéis no BIG Festival; Confira horários

O BIG Festival 2017 teve inicio no último dia 24 de Junho, em São Paulo. A variada programação do evento contará com diversas palestras e painéis com a participação de empresas associadas da ADJogosRS.

Na próxima terça-feira (27), a partir das 10h30, acontece o painel BIG Ventures: O que aprendi sobre Pitches nos Programas de Aceleração Internacionais, com participação de Orlando Fonseca, da Imgnation, e João Vitor de Souza, da Cupcake. Na quinta-feira (29), a partir das 11h, acontece o painel “Meu Dev Kit ficou preso na alfândega. O que devo fazer agora?”, com participação da Imgnation.

Na sexta-feira (30) é a vez do painel BIG Ventures: Tipos de Aceleradoras e Investidores, ministrado por João Vitor de Souza, da Cupcake, a partir das 11h. No mesmo dia, às 14h30, acontece o Painel Cases de Sucesso: Empresas brasileiras que Desenvolvem VR/AR, ministrada pela Imgnation. Também no dia 30, às 16h, acontece a palestra Monetização para Mobile: O que há de novo no mercado?, ministrada por Gabriel Strummer, da Cupcake

O BIG Festival vai até o dia 2 de Julho, no Centro Cultural São Paulo.

ADJogosRS exalta participação na Fenadoce 2017

A ADJogosRS esteve presente na cidade de Pelotas, no sul do estado, durante os dias 17 e 18 de junho. A comitiva participou dos dois últimos dias da Fenadoce, feira que atrai milhares de visitantes ao Centro de Eventos da cidade. Além de exaltar as tradições histórias, o evento possui uma espaço dedicado para a cultura pop e games, o Espaço Wombo Combo.

Sete empresas Associadas fizeram parte da visita: Epopeia Canvas, Mindtrick, IzyPlay, Utopia, Gênio Quiz e Hermit Crab. Além de visitar o espaço e divulgar os trabalhos das empresas, a ADJogosRS foi responsável por diversas palestras no último final de semana da Fenadoce, detalhando diversos processos da criação de jogos e das rotinas de trabalho de cada desenvolvedora.

“A Fenadoce foi uma experiência muito boa, melhor do que imaginávamos”, destacou o diretor executivo da ADJogosRS, Ivan Sendin. “O evento estava muito bem ambientado, essa foi a primeira feira que participamos que conseguiu captar a identidade dos gamers”, explicou Sendin. Em relação a experiência, Ivan destacou que as empresas tiveram um excelente feedback com os jogos que foram expostos ao público e que a Associação já está estudando ideias para 2018.

A participação da ADJogosRS na Fenadoce foi destaque em reportagem do Bom Dia Rio Grande, exibido na RBS TV na segunda-feira, 19 de junho: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/com-mais-de-22-milhoes-de-doces-vendidos-em-pelotas-fenadoce-supera-expectativas/5948797/ 

Foto: Nauro Júnior

Empresas associadas à ADJogosRS participarão do BIG Festival, em São Paulo

A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – ADJogosRS – estará representando o Rio Grande do Sul com 19 empresas de games gaúchas associadas, no BIG Festival 2017, encontro internacional de desenvolvedores de jogos, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, em São Paulo. Além de estarem na área de exposição, as empresa vão em busca de  negociações no matchmaking promovido junto ao encontro e duas estão concorrendo a premiações como BIG Starter, Melhor Jogos Brasileiro e Melhor Gameplay.

Entre as empresas participantes está a Epopeia, que levará ao BIG o seu novo game “IN”. O jogo, que será exposto no espaço da indústria de jogos, é um puzzle imersivo com plataforma e física, onde o jogador assume o papel de uma entidade que, para atingir o objetivo no jogo, precisa controlar vários objetos e superar desafios propostos.

Além das exposições e oportunidades de contato, o BIG Festival possui uma série de prêmios para os desenvolvedores, como é o caso do BIG Starter, categoria vencida pelos gaúchos da Imgnation em 2016. Em 2017 a esperança está com a 40 Giants Entertainment, que concorre na categoria com o game “The Last Princess”, produzido em parceria com a Jambô Editora. O jogo, de estratégia, é baseado no conhecido universo de Tormenta RPG, com batalhas em turnos e onde cada decisão do jogador pode alterar os rumos da história.

“É uma oportunidade única para nós termos sido indicados para a final do BIG Starter, primeiro por estarmos ao lado de diversos projetos de excelente qualidade e, segundo, pela grande visibilidade que o projeto receberá”, destacou Edh Müller, responsável pelo projeto da 40 Giants.

“Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento da nossa indústria, e prometemos dar o nosso melhor na final”, concluiu Müller. Outra empresa gaúcha, a Rockhead, estará participando da competição nas categorias “Melhor Jogo Brasileiro” e “Melhor Gameplay”, com Starlit Archery Club.

As empresas que farão parte da comitiva da ADJogosRS no BIG Festival 2017, em São Paulo, são 40 Giants, Aquiris, Canvas Games, Cupcake, Epopeiaed, Gênio Quis Games, Hammerfist, Hermit Crab, Imgnation, IzyPlay, MindTrick, Mr. Dev Studios, Revolver Game Studio, RiftPoint, Rockhead, SouthBox Studio, Utopia, Vox Studio e Zeepo.

A E3 como piada dela mesma

 

A E3 tem como papel surpreender, criar expectativas e superá-las. Alimentar o público carente de novos jogos e jornalistas necessitados de hype para vender. Sinceramente, qual a última E3 que tivemos algo parecido com isto? Eu também não lembro…

Este ano tivemos uma das melhores conferências da Microsoft dos últimos anos, pelo simples motivo de ouvirem seu público e apresentarem jogos. Pode parecer redundante, mas nos últimos anos vimos muito mais tecnologias inovadoras e funções que pouco interessavam ao público que só pedia GAMES! Sua nova plataforma, chamada Xbox One X, demonstrou ser apenas um upgrade de hardware desnecessário, que apenas dá suporte à geração 4K e “diminui os loadings”. E assim como ano passado, a Microsoft joga a toalha de exclusivos, lançando seus jogos para o PC simultaneamente.

Na conferência da Sony, sofremos um gelo deles, com pouca interação e poucos títulos cativantes. Tivemos God of War, Shadow of Colossus, Uncharted, Life is strange, e em alguns momentos me perguntei em que ano estávamos, pois os títulos continuam o mesmo. Faltaram videos de gameplay de The Last of Us 2 e Red Dead Redemption 2, que o público aguardava. E, quem diria, o jogo que mais me agradou foi o Homem Aranha da Sony, mostrando um gameplay fluido como suas teias. Tivemos uma grande biblioteca de títulos VR, porém sem o destaque dos anos anteriores. Deixou transparecer que o apelo forte está em títulos AAA e que o máximo que teremos em VR será um simulador de pesca de Final Fantasy XV.

A Nintendo, após anos ignorando a E3  e lançando Nintendo Directs com suas novidades, decidiu se redimir. O primeiro momento foi quando Shigeru Miyamoto subiu no palco da Ubisoft, apresentando um jogo em que une forças com os Rabbids trazendo uma mistura de X-Com e Disgaea. Não bastando esta participação, a Nintendo apresentou uma conferência concisa, visando seu novo videogame Switch e trazendo títulos como Yoshi, Kirby, Mario e Metroid (após anos no limbo).

E os indies? Aonde estão? Sabemos que o mercado Indie cresce ano após ano, mas ao público da E3 não interessa isto. Queremos um show pirotécnico daqueles de deixar Michael Bay abismado; e foi isto que tivemos na primeira e memorável conferência da Devolver Digital. Seus jogos foram apresentados entre momentos de deboche da própria E3, que vão desde trejeitos e frases sempre utilizados, falsidade e seu apelo emocional para arrancar dinheiro do público. Foi ao mesmo tempo a mais real e surreal de toda a E3.

A E3 já possui a fama de “Aqui serão apresentados jogos que vocês não jogarão nos próximos anos”, com o custo enorme de projetos AAA e o tempo necessário para uma boa produção, nos próximos anos veremos gameplays dos mesmo títulos, com pouca empolgação e nenhuma surpresa. Ou alguém ainda acredita que Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy VII remake serão lançados em breve?

A cada ano a E3 me surpreende menos, por apresentar sempre o mesmo espetáculo. Temos hoje o maior momento gamer do ano como uma sombra de E3 passadas, e como vimos pela Devolver, todos sabem disto.

 

 

OBS: Esta coluna não representa a opinião da ADJOGOS, e sim a do autor da postagem.

 

ADJogosRS participa da 25ª Fenadoce, em Pelotas

A ADJogosRS participará, nos dias 17 e 18 de junho, da 25ª Fenadoce, em Pelotas. A Feira, que atrai milhares de visitantes ao Centro de Eventos da cidade ao Sul do estado, enaltece as tradições regionais mas, também, está com olhar sob a cultura pop e games com o Espaço Wombo Combo.

Sete empresas Associadas farão parte da comitiva que irá à Pelotas no último final de semana da feira: Epopeia, Canvas, Mindtrick, Izyplay, Utopia, Gênio Quiz e Hermit Crab. As desenvolvedoras irão exibir seus jogos no Espaço Wombo Combo para que os visitantes da Fenadoce possam experimentar as criações. Além disso, a ADJogosRS irá palestrar no evento sobre o mercado de games.

Crédito Foto: Nauro Júnior

ADJogosRS realiza primeira confraternização de 2017

No próximo sábado, 10 de junho, a ADJogosRS realizará a sua primeira confraternização em 2017. O evento, que ocorre no Salão de Festas da Mindtrick a partir das 13h, tem como objetivo fomentar o networking e a troca de experiência entre as empresas associadas.

A programação também contará com uma mesa redonda informal, onde alguns pontos importantes serão debatidos, como novo edital da Ancine e preparatórios para o matchmaking que ocorrerá no BIG.

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ADjogosRS apresenta nova estrutura na direção

A ADJogosRS  realizou uma reestruturação na direção da entidade no final de maio com novas eleições internas. A mudança ocorreu devido à renúncia de um dos integrantes, por questões pessoais. A nova estrutura é composta por Carlos Idiart como presidente da ADjogosRS, posição que já havia ocupado nas duas últimas gestões. Cassio Selig, da Mindtrick, segue como vice-presidente e Ivan Sendin, da Epopeia, assume como diretor executivo.

O setor financeiro segue com André Schaan, da Vox.  Como conselheiros da ADJogosRS estão:  Orlando Fonseca, da Imgnation, Everton Vieira, da Izyplay e Daniel Merkel, da Southbox.

“Apesar das mudanças o planejamento da entidade segue inalterado com diversas ações de fomento e inserção das empresas gaúchas de games no cenário nacional e internacional”, afirma Ivan Sendin.