Vem aí a 3ª edição da Women Game Jam Brasil, em duas cidades gaúchas

Dos dias 13 a 15 de setembro, acontece a 3ª edição da Women Game Jam Brasil, maratona de desenvolvimento de jogos focada no público feminino. O evento do Rio Grande do Sul, que nesta edição acontecerá simultaneamente em Porto Alegre e Novo Hamburgo, atingiu recentemente alcance internacional, tendo sido realizado de 7 a 9 de setembro na Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

A WGJ é organizada por entusiastas, estudantes e profissionais da indústria de games e tem como principal objetivo o aumento da visibilidade às desenvolvedoras e futuras desenvolvedoras de jogos, sejam mulheres cis, trans ou pessoas não-binárias, além é claro de incentivar a aquisição de conhecimento na área e o networking entre participantes. A ADJogosRS é apoiadora do evento, fornecendo a integração das empresas associadas como mentores dos grupos participantes. Ivan Sendin, Diretor Executivo da associação e representante da associada Epopeia, destaca a importância do evento:

“A Women Game Jam é um evento de grande importância para o cenário de desenvolvimento de jogos, pois busca reduzir a desigualdade entre desenvolvedoras e o mercado. Isso ajuda a aproximar mais a indústria de jogos das pessoas e a demonstrar a qualidade e o potencial que temos no Rio Grande do Sul, independente de gênero, raça ou qualquer identificação.”

Além das mentorias, a ADJogosRS fornecerá aos grupos participantes que desejarem tornar empresas associadas, bolsas de até 50% da mensalidade de associação no primeiro ano.

“Sabemos que muitas empresas surgem de Game Jams e esta, em especial, é uma oportunidade excelente para reforçar a entrada de mais mulheres no mercado de games. O subsídio da ADJogos ajudará, ainda, a inserir estas novas empresas em diversas ações de incentivo e negócios que realizamos.”

reforça Mau Salamon, membro convidado do conselho da associação e representante da associada Monster Crossing.

Em Porto Alegre, o evento acontecerá no espaço de coworking Fábrica do Futuro e, em Novo Hamburgo, no HUB ONE, no Feevale Techpark.

Fotos da 2ª edição da WGJ

O que é uma Game Jam?

Basicamente, uma Game Jam é um evento semelhante e uma gincana, onde em 48 horas (caso da Game Jam Plus) os times, compostos geralmente por 2 a 5 pessoas, devem desenvolver um jogo, da pré-produção à apresentação de um pitch comercial. O apelo de desenvolvimento em curto prazo é muito semelhante a uma entrega real de mercado, com a dedicação exigida pela indústria. É uma excelente oportunidade para mostrar as qualidades de quem quer entrar profissionalmente no mercado de jogos.

Redação: Mau Salamon

ADJogosRS terá 6 empresas representando o mercado gaúcho na delegação brasileira para a Gamescom 2019

A Gamescom é uma feira anual de jogos que acontece em Colônia, na Alemanha. Uma das mais importantes feiras de jogos do mundo, é organizada pela Bundesverband Interaktive Unterhaltungssoftware. A feira divide-se em dois segmentos, um voltado para o público final B2C – evento similar a nossa BGS (Brasil Game Show) – e outro para a indústria, B2B. Mas, nos últimos anos, a feira se tornou a maior referência para quem procura novos negócios dentro desta indústria.

Delegação da ADJogosRS na Gamescom 2018

Ampliando a gama de empresas que participarão do evento em relação ao ano passado, a delegação da ADJogosRS em 2019 contará com 6 empresas no evento em Colônia. São elas Epopeia, Southbox, Canvas, Aquiris, Izyplay e Hermit Crab. Como meta, o diretor executivo da associação, Ivan Sendin, destaca o fomento e a ampliação dos novos negócios em games para o estado.

“O objetivo principal da delegação é trazer investimento para as cidades do RS. Algumas empresas vão com foco em mobile, já outras vão buscar negócios com jogos de PC. Temos uma boa variedade de nichos no mercado de jogos que estarão representados na Gamescom.”

, comenta Ivan. Já o presidente da ADJogosRS, Everton Baumgarten, reforça a importância de participar do evento como associação.

“A quantidade de empresas gaúchas na indústria de jogos vem crescendo e, para nós, representar uma associação com números como os nossos é tão importante quanto a participação de cada empresa individualmente. Sabemos de alguns contatos que possuem interesse em parcerias com associações, então um dos nossos focos é entender que tipo de negócios podemos fazer com eles e como isso pode aprimorar ainda mais o nosso mercado.”

No ano passado, a ADJogosRS contou com parcerias como o Governo do RS, SEBRAE e Brazil Games, trazendo um grande investimento para o setor, com um retorno de aproximadamente 500% em relação ao valor investido. Assim, pode-se dizer que o objetivo deste ano é, através de apoios como SEBRAE, com subsídio de 30% das passagens, e Secretaria de Desenvolvimento do estado, com investimento nos estandes das empresas gaúchas dentro do estande da Brazil Games (programa de exportação da ABRAGAMES com APEX), melhorar ainda mais estes números.

A Gamescom este ano ocorre dos dias 20 a 24 de agosto e mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: https://www.gamescom.global/.

Redação: Mau Salamon

ADJogosRS reúne 3 cidades para a etapa regional da Game Jam Plus 2019

 

Dos dias 02 a 04 de agosto, ocorre a Game Jam Plus 2019. O evento, que este ano tomou escala mundial e terá ao todo mais de 35 cidades participantes, teve dentre os vencedores de 2018 uma equipe gaúcha. Este ano, o Rio Grande do Sul terá, através de parcerias locais, três cidades sediando o evento, que elencarão um vencedor do RS através de júri e outro através de voto popular. Os vencedores disputarão a final nacional, que ocorre em novembro no Rio de Janeiro. Dentre as cidades participantes, Porto Alegre, Rio Grande e Caxias do Sul, a previsão é de que cerca de 100 participantes disputem a premiação.

O diretor executivo da ADJogosRS, Ivan Sendin, destaca a importância do evento para a associação e o alinhamento de expectativas para setor de jogos no Rio Grande do Sul.

“O evento tem um destaque no sentido que motiva os estudantes a colocarem em prática o que aprendem nas universidades, além do que muitas empresas surgem após a criação de jogos em Game Jam. Um segundo ponto que pode ser destacado é o reforço de parcerias da ADJogosRS, tanto para realização do evento quanto para a execução de mentorias após após a participação.”

, destaca Ivan, organizador da sede de Porto Alegre. A Game Jam na capital ocorre com parceria da UniRitter como sede do local. Já Mau Salamon, da associada Monster Crossing, organizador da sede de Caxias do Sul, reforça a importância da participação da cidade.

“Temos feito um trabalho muito grande de fomento da indústria de jogos aqui na serra. Iniciamos a cultura de Game Jam local e a inserção no cenário da Plus reforça a evolução que Caxias está tendo na indústria criativa e a seriedade com que encaramos o mercado de jogos.”.

Como premiação local, a parceria com a Universidade de Caxias do Sul garantirá ao vencedor da cidade R$ 12 mil em créditos estudantis para serem usados nos cursos de extensão, incluindo línguas, da universidade.

Qualquer pessoa pode participar da Jam, sejam desenvolvedores, programadores, artistas, gestores, profissionais de marketing, músicos, etc. Os ingressos são acessíveis, R$ 35,00 em Porto Alegre e Caxias, gratuitas em Rio Grande, e o montante arrecadado servirá para custear a ida de um dos membros do time vencedor para o Rio de Janeiro. A sede de Rio Grande conta ainda com uma ação social, onde através das entradas gratuitas permitirá o acesso de jovens do ensino público ao desenvolvimento de jogos.

“A Game Jam + será a primeira Jam dos alunos do projeto social Press Start, em conjunto com a FURG. Neste projeto, capacitamos os jovens de escola pública para iniciar na profissão de game designer.”

, comenta Rodrigo Grego, da Xondaro, organizador da sede de Rio Grande.

O que é uma Game Jam?

Basicamente, uma Game Jam é um evento semelhante e uma gincana, onde em 48 horas (caso da Game Jam Plus) os times, compostos geralmente por 2 a 5 pessoas, devem desenvolver um jogo, da pré-produção à apresentação de um pitch comercial. O apelo de desenvolvimento em curto prazo é muito semelhante a uma entrega real de mercado, com a dedicação exigida pela indústria. É uma excelente oportunidade para mostrar as qualidades de quem quer entrar profissionalmente no mercado de jogos.

Redação: Mau Salamon

Delegação da ADJogosRS participará do BIG Festival 2019

Está chegando o BIG Festival 2019, um dos maiores eventos de jogos da América Latina. O evento, que conta com duas frentes principais, a premiação de jogos e a rede de negócios, ocorre dos dias 26 a 30 de junho, em São Paulo.

Nesta edição, 22 empresas associadas à ADJogosRS formarão a delegação que participará do evento. Para Everton Baumgarten Vieira, presidente da associação, o grande potencial do evento é a possibilidade de novos negócios e o networking.

“O matchmaking do BIG possibilita novos negócios, ou pelo menos, o início de um relacionamento de mercado, um primeiro contato que futuramente pode gerar novas oportunidades para as empresas.”

, indica Everton. O presidente destaca, ainda, a importância de um evento deste tamanho estar acessível para empresas que estão começando sua jornada.

“O BIG é um evento de qualidade internacional e está acessível para nós. Com um investimento baixo, os associados podem iniciar uma relação com empresas da Europa e Asia.”

Já há alguns meses, a ADJogosRS reforça a importância de as empresas que forem apresentar seus projetos construirem um bom pitch. Essa preocupação com uma boa apresentação dos jogos foi reforçada nos ultimos meses, através de eventos com exposição e encontros de playtest com mesa redonda sobre o tema. Estes eventos foram realizados presencialmente para os membros da associação.

O diretor executivo, Ivan Sendin, fala também sobre a qualidade da delegação nesta edição.

“Para o BIG 2019, os associados estão mais seguros e preparados, muitos já lançaram alguns jogos e tem uma noção do mercado. Já os jogos ainda não lançados e as empresas novas estão com bons protótipos, além de pitchs e apresentações melhores, pois viemos reforçarmos a importância de apresentar efetivamente um produto.”

Para a ida ao BIG Festival deste ano, a ADJogosRS contou com uma parceria junto ao SEBRAE, que viabilizou subsídio de ingresso e passagem para os associados.

Delegação da ADJogosRS no BIG Festival 2018.

O mercado gaúcho em visibilidade e expansão.

Duas empresas gaúchas se destacaram com seus jogos e estarão concorrendo à premiação do BIG Festival este ano. A Epopeia Games, através do jogo Goroons, disputa os prêmios de “Melhor Jogo Brasileiro” e “Melhor Multiplayer“. Já a Rockhead Studios, através da consagrada franquia Starlit e a versão “Starlit On Wheels”, concorrerá aos prêmios de “Melhor Jogo Brasileiro“, “Melhor Jogo Infantil” e “Melhor Jogo Mobile“. Estamos na torcida por aqui!

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

Associação de jogos digitais gaúcha sob nova direção – 2019

Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – A ADJogosRS, realizou em dezembro a eleição que determina sua nova gestão, nomeando Everton Baumgarten Vieira, da empresa Izyplay, como presidente e Orlando Fonseca Jr, CEO da empresa Imgnation, como vice-presidente. Com a iniciação de um novo ciclo de gestão, a associação estará apostando em um dos principais pilares de sua estruturação para solidificar o mercado de games gaúcho

“A principal meta da ADJogosRs este ano está relacionada a capacitação, onde o foco é providenciar acesso fácil a cursos de qualidade para os associados. Serão ao todo 15 cursos durante o ano de 2019, abordando assuntos que vão desde o técnico avançado a gestão empresarial. O processo também abrange mentorias com profissionais de renome mundial.”

– destaca Everton Vieira, atual presidente da ADJogosRS e diretor de criação e sócio fundador da Izyplay Game Studio.

“Fomentar a maturidade nas empresas, transformar jogos feitos por amor em realmente produtos que gerem retorno financeiro e experiência para elas! Com nossas parcerias em capacitação de produto, mercado e participação em grandes eventos podem gerar isso.”

– reforça Ivan Sendin, atual Diretor Executivo e Financeiro da associação.

O processo eleitoral nomeou como conselheiros o Guilherme Pinto Gonçalves, Cofundador da Hermit Crab, Daniel Merkel, diretor criativo da empresa South Box Studio e Eduardo Saffer Medvedovski da empresa Canvas Mobile Game, mantendo Ivan Sendin Silveira, sócio- fundador da empresa Epopeia, como Diretor Executivo e Financeiro.

“Como Presidente, uma das minhas principais ações é elevar o nível técnico das empresas, trazendo junto uma melhor visão de mercado de jogos”

– defende Everton Vieira, atual presidente da associação de desenvolvedores gaúcha.

 

Diretoria ADJogos 2019

Everton Baumgarten Vieira
Presidente

Orlando Fonseca Jr.
Vice-presidente

Ivan Sendin Silveira
Diretor Executivo e Financeiro

 

Guilherme Pinto Gonçalves, Daniel Merkel e Eduardo Saffer Medvedovski
Conselheiros

 

 

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

ADJogosRS marca presença na primeira edição do Poa Geek Week 2019

Poa Geek Week é um evento de games, tecnologia e entretenimento que acontecerá entre os dias 2 e 5 de maio de 2019 no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. A ADJogosRS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul estará presente com as empresas associadas Loomiarts, Vox Game Studio, Riftpoint Entertainment, Izyplay Game Studio, Epopeia, Monster Crossing Studio, Enumox Studio, LCA e Mr. Dev Studio, que estarão expondo seus jogos.

     O presidente da associação, Everton Baumgarten Vieira, explica a importância do evento para a ADJogosRS: “O ambiente formado no Poa Geek Week é propício para as empresas, principalmente as com menor faturamento, fazerem um playtest e apresentarem seus jogos ao público do evento, coletando as percepções e melhorias no produto. Isso possibilita que essas empresas mostrem sua capacidade técnica e o que vem desenvolvendo.”

       Sobre desenvolvimento, Everton destaca ainda o impacto que eventos da cultura Geek e de entretenimento tem na evolução do mercado gaúcho: “Este tipo de evento agrega um público bastante diversificado, atraindo estudantes, profissionais e entusiastas. É uma oportunidade para a associação, através das empresas, mostrar o crescimento da indústria, oportunidades de mercado, possíveis carreiras, além de mostrar a variedade criativa dos estúdios aqui do Sul.”

        As atrações do Poa Geek Week são diversas, tendo espaços como PGW Talks, PGW Experience, ESports Arena, PGW Challenge com o CS: GO 2019, torneio de Card Games, salas temáticas como Harry Potter e Star Wars, Meet & Greet, assim como várias outras atrações para os visitantes apreciadores do universo Geek.

            Estima-se que cerca de 10 mil pessoas compareçam aos quatro dias do evento, o qual recebe o apoio cultural da PUCRS

      O diretor executivo Ivan Sendin mostra o olhar que a ADJogosRS possui sobre o evento: “A associação vê no Poa Geek Week um fortalecimento da indústria de jogos através do universo Geek. Isso já ocorre em outros eventos dedicados a esse público, com este em especial contendo uma maior participação dos jogos no seu conteúdo.”

      Quanto às oportunidades para os associados da ADJogos, Ivan reforça: “As empresas que vão expor seus jogos terão a oportunidade de testá-los com um público diversificado, no caso de jogos não lançados, ou aproveitar a oportunidade de uma divulgação dos seus jogos já lançados.”

      Ainda como anseio da associação, é esperado que o evento desperte o interesse da comunidade geek para o universo indie gaúcho, trazendo mais oportunidades e consumo para o setor.

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

Associação de games gaúcha divulga dados de 2018 sobre a indústria

A ADJogosRS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul, divulgou recentemente dados sobre o cenário da indústria, com base nas 31 empresas desenvolvedoras de games associadas do RS. Mantendo o seu lugar no pioneirismo da produção de games no Brasil.

“Apesar do crescimento em comparação ao ano anterior ter sido próximo a 6%, o faturamento total de 2018 mostra um grande potencial e a maturidade das empresas gaúchas. A marca de 90 jogos produzidos, sendo 50 jogos próprios, é outro indicador importante!”, destaca Everton Baumgarten Vieira, atual presidente da ADJogosRS.

Com a indústria crescendo graduativamente as empresas associadas totalizam 15 lançamentos de games, sendo eles jogos para computadores e jogos mobiles. “Isso mostra um foco maior em criar produtos em detrimento a prestação de serviço, mercado este bastante instável e difícil para empresas mais jovens”, complementa Everton.

Outra informação importante revelada no relatório da associação, é referente a as parcerias com Publishers internacionais que teve um crescimento de 85%. Evolução significativa, impactando no aumento de 58% de empregos na indústria, com relação ao ano de 2017.

Com os dados levantados pode-se prever tendências de crescimento para a indústria gaúcha de desenvolvedores. “A nossa meta é cada ano refinar ações para que possamos crescer ainda mais o nosso mercado, com a qual estimo um crescimento de 10% a 15% para o próximo ano”, ressalta Ivan Sendin diretor executivo da associação.

“Capacitação e visão do mercado são dois fatores fundamentais, além de básicos,para uma empresa que desenvolve jogos no Brasil. A ADJogos inicia um novo ciclo de gestão em 2019, e monta o seu planejamento embasado nestes dois pilares fundamentais. Com esta abordagem e apoio, as empresas tendem não só a aumentar de forma significativa seu faturamento, mas também em estabelecer um mercado sólido e sustentável no estado, abrindo uma via melhor pavimentada para novas empresas e empreendedores”, conclui Everton presidente da associação.

Você pode conferir todos os dados do relatório acessando esse link:

http://adjogosrs.com.br/site/?page_id=12747

ADJogosRS foi referência como entidade no BIG Festival 2017

Com uma delegação de 20 pessoas, sendo 19 empresas gaúchas de games, a ADjogosRS voltou de mais uma edição do Brazil’s Independent Games Festival – BIG Festival, que ocorreu de 24 de junho e 2 de Julho, em São Paulo, com a mala cheia de novidades. Ivan Sendin, diretor executivo, conta que o resultado do networking, reuniões e palestras fez a associação tonar-se referência para grupos de outros estados. Reuniões com a Abragames, FINEP, ANCINE e associação latino americana também aproximaram os empreendedores gaúchos de bons projetos.

“Tivemos boas reuniões em que debatemos a ideia de que as regiões comecem a se organizar, e neste aspecto a ADjogosRS foi modelo para os outros estados”, explica Ivan. O resultado disso é que agora a associação está oferecendo consultoria e suporte para que outros sete grupos em regiões do país possam se organizar, à exemplo do que acontece no Rio Grande do Sul.

Ivan destaca que diversas empresas associadas saíram do evento com boas negociações, tanto para a publicação de jogos como parcerias comerciais. A ADJogosRS também participou de importantes conversas com a ANCINE e FINEP, debatendo editais para o setor. “Colocamos os nossos pontos de vista com o objetivo de fortalecer e refinar ainda mais os novos editais, para que eles se aproximem cada vez mais das realidades do mercado”, explicou Ivan. Demais associações regionais também participaram das reuniões, para que futuros editais estejam cada vez mais alinhados com as empresas interessadas.

“O BIG foi um excelente evento. Estamos nos organizando para que tenhamos uma delegação ainda maior no próximo ano. Agora temos que estudar os próximos passos a serem tomados”, conclui Ivan.

Associadas à ADjogoRS têm descontos em eventos nacionais e internacionais

O ano de 2017 vem sendo de reestruturação de processos internos na ADjogoRS, com o objetivo principal  de oferecer melhores oportunidades de desenvolvimento para as empresas associadas em termos de negócios, networking, treinamentos e maturidade empresarial. No primeiro semestre, as empresas puderam participar dos principais eventos nacionais de games como BIG e BGS, em São Paulo, com subsídios. E para o segundo semestre já estão previstos dois eventos internacionais no Uruguai e Argentina, além do SB Games, em Curitiba.

Os descontos de 50% na participação para eventos nacionais e 30% nos eventos internacionais em passagem, hospedagem e estande são parte da parceria da entidade com o Sebrae/RS, que este ano também evoluiu para a oferta de mentorias para as empresas nas áreas de negócio e administrativa.

“No início do ano a associação se autoavaliou e começou uma reestruturação com processos e métodos. O resultado disso é que hoje conseguimos reconhecer em que nível estão as empresas associadas e com isso mensurar as melhores ações e projetos para cada uma delas”, explica Ivan Sendin, diretor executivo. Ele destaca ainda que isso faz com que as empresas também estejam mais próximas da entidade, saibam dos projetos em andamento e possam cobrar da diretoria que os projetos sejam executados para o benefício delas.

Outra novidade para o segundo semestre são as mentorias especificas para os eventos internacionais, para que os empreendedores possam aproveitar melhor as oportunidades.  “Vamos trazer gente forte do mercado para conversar com as empresas”, conta Ivan. Os eventos previstos são o EVA, dias 27 a 28 de outubro, na Argentina e o Level UY, dias 6 e 7 de dezembro, no Uruguai, além da SB Games, de 2 a 4 de novembro, em Curitiba.

“Hoje os benefícios de entrar na associação, além de todo o networking é poder estar nesses eventos com descontos e ter acesso ao trabalho de orientação, de acordo com seu porte e perfil de negócio”, conclui Ivan. Para 2018, o objetivo é ampliar ainda mais as oportunidades para eventos nacionais e internacionais, além das mentorias.

Presidente da ADJogosRS participa de evento da SUCESU-RS

A SUCEUS-RS, Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS que faz parte da rede nacional que constitui a única entidade que cuida exclusivamente dos interesses dos usuários corporativos de TIC, realizou na última quinta-feira (06) o Seminário Gestores de TIC. A programação debateu a tecnologia a favor dos negócios, seus desafios e perspectivas. Durante o evento, o Presidente da ADJogosRS, Carlos Idiart, palestrou sobre o mercado de jogos.

“Eu me preocupo muito com o que está acontecendo com os desejos da humanidade, e os jogos tem muito disso”, destacou Idiart em sua fala inicial. Carlos apresentou os novos tipos de linguagens de novos tipos de mídia, e como as inovações tecnologias atuais tentam aproximar cada vez mais as pessoas do mundo real. Ele salientou wearables, como Google Glass, cujo o grande objetivo é trazer as pessoas de volta para a vida externa, algo que ele colocou em oposição ao conceito do Black Mirror. “As pessoas estão sentindo falta do tempo analógico”, disse.

Carlos também apresentou algumas mudanças no que diz respeito ao perfil dos consumidores, como por exemplo o poder de multidão. “Antes, as indústrias mandavam, hoje são as pessoas que ditam aquilo que elas querem”, explicou Carlos. O Presidente da ADJogosRS mostrou alguns exemplos de compradores, como os Presumers, pessoas que consomem produtos antes deles serem produzidos e financiam os projetos através de plataformas como o KickStarter, os Custowners, que são consumidores que fazem parte do processo, muitas vezes sendo donas de uma fatia minúscula da empresa, e a Cocriação, que é focada na ideia de várias pessoas participando do projeto criativo.

Idiart também salientou que, atualmente, vivemos uma “crise de criatividade” em diversos os mercados. “Parece que somos criativos, mas apenas estamos copiando coisas que já existem. O setor de TI está sendo muito afetado por este comportamento”, explicou para destacar que o profissional criativo está muito mais valorizado no mercado atual. Para isso foram apresentados alguns exemplos de comportamento importantes, como o fato de criar produtos que não percam utilidade quando terminam, mundo hiperconectado e também o conceito de “transparência”, que baseia-se na ideia de que está cada vez mais difícil enganar o seu público alvo.

A conexão da análise de mercado proposta do Carlos serviu para introduzir o tema dos Games na palestra, algo que foge a realidade dos presentes em eventos da SUCESU-RS. “Sempre pensamos em games como entretenimento, mas temos diversos exemplos que fogem a regra”, destacou ao comentar sobre Advergames, gameficação, serious games, Playfull Learning entre outros conceitos que aproximam as realidades de empresas desenvolvedoras de jogos, e empresas que trabalham com TI. “Muitos investidores não conseguem entender que os jogos permeiam outras áreas da tecnologia”, destacou Carlos o explicar a criação da ADJogosRS.

“Por trás dos jogos digitais nós temos desenvolvedores de alto nível, temos um profissional que faz tudo no projeto. Quando trazemos um desenvolvedor de games podemos até pensar que não é muito a realidade do mercado de TI, mas cada vez mais teremos essa ruptura digital e as realidades vão fazer parte. Esse conhecimento trazido pelo Carlos é muito importante, achei muito interessante”, destacou Daniel Scherer, Presidente da SUCESU-RS. “Não podemos mais fazer um processo e seguir o plano, temos sempre que pensar diferente e temos que trazer para nossos eventos pessoas que pensam diferente, mas que trabalham com desenvolvimento como nós”, concluiu.