Delegação da ADJogosRS participará do BIG Festival 2019

Está chegando o BIG Festival 2019, um dos maiores eventos de jogos da América Latina. O evento, que conta com duas frentes principais, a premiação de jogos e a rede de negócios, ocorre dos dias 26 a 30 de junho, em São Paulo.

Nesta edição, 22 empresas associadas à ADJogosRS formarão a delegação que participará do evento. Para Everton Baumgarten Vieira, presidente da associação, o grande potencial do evento é a possibilidade de novos negócios e o networking.

“O matchmaking do BIG possibilita novos negócios, ou pelo menos, o início de um relacionamento de mercado, um primeiro contato que futuramente pode gerar novas oportunidades para as empresas.”

, indica Everton. O presidente destaca, ainda, a importância de um evento deste tamanho estar acessível para empresas que estão começando sua jornada.

“O BIG é um evento de qualidade internacional e está acessível para nós. Com um investimento baixo, os associados podem iniciar uma relação com empresas da Europa e Asia.”

Já há alguns meses, a ADJogosRS reforça a importância de as empresas que forem apresentar seus projetos construirem um bom pitch. Essa preocupação com uma boa apresentação dos jogos foi reforçada nos ultimos meses, através de eventos com exposição e encontros de playtest com mesa redonda sobre o tema. Estes eventos foram realizados presencialmente para os membros da associação.

O diretor executivo, Ivan Sendin, fala também sobre a qualidade da delegação nesta edição.

“Para o BIG 2019, os associados estão mais seguros e preparados, muitos já lançaram alguns jogos e tem uma noção do mercado. Já os jogos ainda não lançados e as empresas novas estão com bons protótipos, além de pitchs e apresentações melhores, pois viemos reforçarmos a importância de apresentar efetivamente um produto.”

Para a ida ao BIG Festival deste ano, a ADJogosRS contou com uma parceria junto ao SEBRAE, que viabilizou subsídio de ingresso e passagem para os associados.

Delegação da ADJogosRS no BIG Festival 2018.

O mercado gaúcho em visibilidade e expansão.

Duas empresas gaúchas se destacaram com seus jogos e estarão concorrendo à premiação do BIG Festival este ano. A Epopeia Games, através do jogo Goroons, disputa os prêmios de “Melhor Jogo Brasileiro” e “Melhor Multiplayer“. Já a Rockhead Studios, através da consagrada franquia Starlit e a versão “Starlit On Wheels”, concorrerá aos prêmios de “Melhor Jogo Brasileiro“, “Melhor Jogo Infantil” e “Melhor Jogo Mobile“. Estamos na torcida por aqui!

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

Associação de jogos digitais gaúcha sob nova direção – 2019

Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – A ADJogosRS, realizou em dezembro a eleição que determina sua nova gestão, nomeando Everton Baumgarten Vieira, da empresa Izyplay, como presidente e Orlando Fonseca Jr, CEO da empresa Imgnation, como vice-presidente. Com a iniciação de um novo ciclo de gestão, a associação estará apostando em um dos principais pilares de sua estruturação para solidificar o mercado de games gaúcho

“A principal meta da ADJogosRs este ano está relacionada a capacitação, onde o foco é providenciar acesso fácil a cursos de qualidade para os associados. Serão ao todo 15 cursos durante o ano de 2019, abordando assuntos que vão desde o técnico avançado a gestão empresarial. O processo também abrange mentorias com profissionais de renome mundial.”

– destaca Everton Vieira, atual presidente da ADJogosRS e diretor de criação e sócio fundador da Izyplay Game Studio.

“Fomentar a maturidade nas empresas, transformar jogos feitos por amor em realmente produtos que gerem retorno financeiro e experiência para elas! Com nossas parcerias em capacitação de produto, mercado e participação em grandes eventos podem gerar isso.”

– reforça Ivan Sendin, atual Diretor Executivo e Financeiro da associação.

O processo eleitoral nomeou como conselheiros o Guilherme Pinto Gonçalves, Cofundador da Hermit Crab, Daniel Merkel, diretor criativo da empresa South Box Studio e Eduardo Saffer Medvedovski da empresa Canvas Mobile Game, mantendo Ivan Sendin Silveira, sócio- fundador da empresa Epopeia, como Diretor Executivo e Financeiro.

“Como Presidente, uma das minhas principais ações é elevar o nível técnico das empresas, trazendo junto uma melhor visão de mercado de jogos”

– defende Everton Vieira, atual presidente da associação de desenvolvedores gaúcha.

 

Diretoria ADJogos 2019

Everton Baumgarten Vieira
Presidente

Orlando Fonseca Jr.
Vice-presidente

Ivan Sendin Silveira
Diretor Executivo e Financeiro

 

Guilherme Pinto Gonçalves, Daniel Merkel e Eduardo Saffer Medvedovski
Conselheiros

 

 

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

ADJogosRS marca presença na primeira edição do Poa Geek Week 2019

Poa Geek Week é um evento de games, tecnologia e entretenimento que acontecerá entre os dias 2 e 5 de maio de 2019 no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. A ADJogosRS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul estará presente com as empresas associadas Loomiarts, Vox Game Studio, Riftpoint Entertainment, Izyplay Game Studio, Epopeia, Monster Crossing Studio, Enumox Studio, LCA e Mr. Dev Studio, que estarão expondo seus jogos.

     O presidente da associação, Everton Baumgarten Vieira, explica a importância do evento para a ADJogosRS: “O ambiente formado no Poa Geek Week é propício para as empresas, principalmente as com menor faturamento, fazerem um playtest e apresentarem seus jogos ao público do evento, coletando as percepções e melhorias no produto. Isso possibilita que essas empresas mostrem sua capacidade técnica e o que vem desenvolvendo.”

       Sobre desenvolvimento, Everton destaca ainda o impacto que eventos da cultura Geek e de entretenimento tem na evolução do mercado gaúcho: “Este tipo de evento agrega um público bastante diversificado, atraindo estudantes, profissionais e entusiastas. É uma oportunidade para a associação, através das empresas, mostrar o crescimento da indústria, oportunidades de mercado, possíveis carreiras, além de mostrar a variedade criativa dos estúdios aqui do Sul.”

        As atrações do Poa Geek Week são diversas, tendo espaços como PGW Talks, PGW Experience, ESports Arena, PGW Challenge com o CS: GO 2019, torneio de Card Games, salas temáticas como Harry Potter e Star Wars, Meet & Greet, assim como várias outras atrações para os visitantes apreciadores do universo Geek.

            Estima-se que cerca de 10 mil pessoas compareçam aos quatro dias do evento, o qual recebe o apoio cultural da PUCRS

      O diretor executivo Ivan Sendin mostra o olhar que a ADJogosRS possui sobre o evento: “A associação vê no Poa Geek Week um fortalecimento da indústria de jogos através do universo Geek. Isso já ocorre em outros eventos dedicados a esse público, com este em especial contendo uma maior participação dos jogos no seu conteúdo.”

      Quanto às oportunidades para os associados da ADJogos, Ivan reforça: “As empresas que vão expor seus jogos terão a oportunidade de testá-los com um público diversificado, no caso de jogos não lançados, ou aproveitar a oportunidade de uma divulgação dos seus jogos já lançados.”

      Ainda como anseio da associação, é esperado que o evento desperte o interesse da comunidade geek para o universo indie gaúcho, trazendo mais oportunidades e consumo para o setor.

Redatores: Sthéfany Leão e Mau Salamon

Associação de games gaúcha divulga dados de 2018 sobre a indústria

A ADJogosRS – Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul, divulgou recentemente dados sobre o cenário da indústria, com base nas 31 empresas desenvolvedoras de games associadas do RS. Mantendo o seu lugar no pioneirismo da produção de games no Brasil.

“Apesar do crescimento em comparação ao ano anterior ter sido próximo a 6%, o faturamento total de 2018 mostra um grande potencial e a maturidade das empresas gaúchas. A marca de 90 jogos produzidos, sendo 50 jogos próprios, é outro indicador importante!”, destaca Everton Baumgarten Vieira, atual presidente da ADJogosRS.

Com a indústria crescendo graduativamente as empresas associadas totalizam 15 lançamentos de games, sendo eles jogos para computadores e jogos mobiles. “Isso mostra um foco maior em criar produtos em detrimento a prestação de serviço, mercado este bastante instável e difícil para empresas mais jovens”, complementa Everton.

Outra informação importante revelada no relatório da associação, é referente a as parcerias com Publishers internacionais que teve um crescimento de 85%. Evolução significativa, impactando no aumento de 58% de empregos na indústria, com relação ao ano de 2017.

Com os dados levantados pode-se prever tendências de crescimento para a indústria gaúcha de desenvolvedores. “A nossa meta é cada ano refinar ações para que possamos crescer ainda mais o nosso mercado, com a qual estimo um crescimento de 10% a 15% para o próximo ano”, ressalta Ivan Sendin diretor executivo da associação.

“Capacitação e visão do mercado são dois fatores fundamentais, além de básicos,para uma empresa que desenvolve jogos no Brasil. A ADJogos inicia um novo ciclo de gestão em 2019, e monta o seu planejamento embasado nestes dois pilares fundamentais. Com esta abordagem e apoio, as empresas tendem não só a aumentar de forma significativa seu faturamento, mas também em estabelecer um mercado sólido e sustentável no estado, abrindo uma via melhor pavimentada para novas empresas e empreendedores”, conclui Everton presidente da associação.

Você pode conferir todos os dados do relatório acessando esse link:

http://adjogosrs.com.br/site/?page_id=12747

ADJogosRS foi referência como entidade no BIG Festival 2017

Com uma delegação de 20 pessoas, sendo 19 empresas gaúchas de games, a ADjogosRS voltou de mais uma edição do Brazil’s Independent Games Festival – BIG Festival, que ocorreu de 24 de junho e 2 de Julho, em São Paulo, com a mala cheia de novidades. Ivan Sendin, diretor executivo, conta que o resultado do networking, reuniões e palestras fez a associação tonar-se referência para grupos de outros estados. Reuniões com a Abragames, FINEP, ANCINE e associação latino americana também aproximaram os empreendedores gaúchos de bons projetos.

“Tivemos boas reuniões em que debatemos a ideia de que as regiões comecem a se organizar, e neste aspecto a ADjogosRS foi modelo para os outros estados”, explica Ivan. O resultado disso é que agora a associação está oferecendo consultoria e suporte para que outros sete grupos em regiões do país possam se organizar, à exemplo do que acontece no Rio Grande do Sul.

Ivan destaca que diversas empresas associadas saíram do evento com boas negociações, tanto para a publicação de jogos como parcerias comerciais. A ADJogosRS também participou de importantes conversas com a ANCINE e FINEP, debatendo editais para o setor. “Colocamos os nossos pontos de vista com o objetivo de fortalecer e refinar ainda mais os novos editais, para que eles se aproximem cada vez mais das realidades do mercado”, explicou Ivan. Demais associações regionais também participaram das reuniões, para que futuros editais estejam cada vez mais alinhados com as empresas interessadas.

“O BIG foi um excelente evento. Estamos nos organizando para que tenhamos uma delegação ainda maior no próximo ano. Agora temos que estudar os próximos passos a serem tomados”, conclui Ivan.

Associadas à ADjogoRS têm descontos em eventos nacionais e internacionais

O ano de 2017 vem sendo de reestruturação de processos internos na ADjogoRS, com o objetivo principal  de oferecer melhores oportunidades de desenvolvimento para as empresas associadas em termos de negócios, networking, treinamentos e maturidade empresarial. No primeiro semestre, as empresas puderam participar dos principais eventos nacionais de games como BIG e BGS, em São Paulo, com subsídios. E para o segundo semestre já estão previstos dois eventos internacionais no Uruguai e Argentina, além do SB Games, em Curitiba.

Os descontos de 50% na participação para eventos nacionais e 30% nos eventos internacionais em passagem, hospedagem e estande são parte da parceria da entidade com o Sebrae/RS, que este ano também evoluiu para a oferta de mentorias para as empresas nas áreas de negócio e administrativa.

“No início do ano a associação se autoavaliou e começou uma reestruturação com processos e métodos. O resultado disso é que hoje conseguimos reconhecer em que nível estão as empresas associadas e com isso mensurar as melhores ações e projetos para cada uma delas”, explica Ivan Sendin, diretor executivo. Ele destaca ainda que isso faz com que as empresas também estejam mais próximas da entidade, saibam dos projetos em andamento e possam cobrar da diretoria que os projetos sejam executados para o benefício delas.

Outra novidade para o segundo semestre são as mentorias especificas para os eventos internacionais, para que os empreendedores possam aproveitar melhor as oportunidades.  “Vamos trazer gente forte do mercado para conversar com as empresas”, conta Ivan. Os eventos previstos são o EVA, dias 27 a 28 de outubro, na Argentina e o Level UY, dias 6 e 7 de dezembro, no Uruguai, além da SB Games, de 2 a 4 de novembro, em Curitiba.

“Hoje os benefícios de entrar na associação, além de todo o networking é poder estar nesses eventos com descontos e ter acesso ao trabalho de orientação, de acordo com seu porte e perfil de negócio”, conclui Ivan. Para 2018, o objetivo é ampliar ainda mais as oportunidades para eventos nacionais e internacionais, além das mentorias.

Presidente da ADJogosRS participa de evento da SUCESU-RS

A SUCEUS-RS, Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS que faz parte da rede nacional que constitui a única entidade que cuida exclusivamente dos interesses dos usuários corporativos de TIC, realizou na última quinta-feira (06) o Seminário Gestores de TIC. A programação debateu a tecnologia a favor dos negócios, seus desafios e perspectivas. Durante o evento, o Presidente da ADJogosRS, Carlos Idiart, palestrou sobre o mercado de jogos.

“Eu me preocupo muito com o que está acontecendo com os desejos da humanidade, e os jogos tem muito disso”, destacou Idiart em sua fala inicial. Carlos apresentou os novos tipos de linguagens de novos tipos de mídia, e como as inovações tecnologias atuais tentam aproximar cada vez mais as pessoas do mundo real. Ele salientou wearables, como Google Glass, cujo o grande objetivo é trazer as pessoas de volta para a vida externa, algo que ele colocou em oposição ao conceito do Black Mirror. “As pessoas estão sentindo falta do tempo analógico”, disse.

Carlos também apresentou algumas mudanças no que diz respeito ao perfil dos consumidores, como por exemplo o poder de multidão. “Antes, as indústrias mandavam, hoje são as pessoas que ditam aquilo que elas querem”, explicou Carlos. O Presidente da ADJogosRS mostrou alguns exemplos de compradores, como os Presumers, pessoas que consomem produtos antes deles serem produzidos e financiam os projetos através de plataformas como o KickStarter, os Custowners, que são consumidores que fazem parte do processo, muitas vezes sendo donas de uma fatia minúscula da empresa, e a Cocriação, que é focada na ideia de várias pessoas participando do projeto criativo.

Idiart também salientou que, atualmente, vivemos uma “crise de criatividade” em diversos os mercados. “Parece que somos criativos, mas apenas estamos copiando coisas que já existem. O setor de TI está sendo muito afetado por este comportamento”, explicou para destacar que o profissional criativo está muito mais valorizado no mercado atual. Para isso foram apresentados alguns exemplos de comportamento importantes, como o fato de criar produtos que não percam utilidade quando terminam, mundo hiperconectado e também o conceito de “transparência”, que baseia-se na ideia de que está cada vez mais difícil enganar o seu público alvo.

A conexão da análise de mercado proposta do Carlos serviu para introduzir o tema dos Games na palestra, algo que foge a realidade dos presentes em eventos da SUCESU-RS. “Sempre pensamos em games como entretenimento, mas temos diversos exemplos que fogem a regra”, destacou ao comentar sobre Advergames, gameficação, serious games, Playfull Learning entre outros conceitos que aproximam as realidades de empresas desenvolvedoras de jogos, e empresas que trabalham com TI. “Muitos investidores não conseguem entender que os jogos permeiam outras áreas da tecnologia”, destacou Carlos o explicar a criação da ADJogosRS.

“Por trás dos jogos digitais nós temos desenvolvedores de alto nível, temos um profissional que faz tudo no projeto. Quando trazemos um desenvolvedor de games podemos até pensar que não é muito a realidade do mercado de TI, mas cada vez mais teremos essa ruptura digital e as realidades vão fazer parte. Esse conhecimento trazido pelo Carlos é muito importante, achei muito interessante”, destacou Daniel Scherer, Presidente da SUCESU-RS. “Não podemos mais fazer um processo e seguir o plano, temos sempre que pensar diferente e temos que trazer para nossos eventos pessoas que pensam diferente, mas que trabalham com desenvolvimento como nós”, concluiu.

Empresas associadas participam de palestras e painéis no BIG Festival; Confira horários

O BIG Festival 2017 teve inicio no último dia 24 de Junho, em São Paulo. A variada programação do evento contará com diversas palestras e painéis com a participação de empresas associadas da ADJogosRS.

Na próxima terça-feira (27), a partir das 10h30, acontece o painel BIG Ventures: O que aprendi sobre Pitches nos Programas de Aceleração Internacionais, com participação de Orlando Fonseca, da Imgnation, e João Vitor de Souza, da Cupcake. Na quinta-feira (29), a partir das 11h, acontece o painel “Meu Dev Kit ficou preso na alfândega. O que devo fazer agora?”, com participação da Imgnation.

Na sexta-feira (30) é a vez do painel BIG Ventures: Tipos de Aceleradoras e Investidores, ministrado por João Vitor de Souza, da Cupcake, a partir das 11h. No mesmo dia, às 14h30, acontece o Painel Cases de Sucesso: Empresas brasileiras que Desenvolvem VR/AR, ministrada pela Imgnation. Também no dia 30, às 16h, acontece a palestra Monetização para Mobile: O que há de novo no mercado?, ministrada por Gabriel Strummer, da Cupcake

O BIG Festival vai até o dia 2 de Julho, no Centro Cultural São Paulo.

ADJogosRS exalta participação na Fenadoce 2017

A ADJogosRS esteve presente na cidade de Pelotas, no sul do estado, durante os dias 17 e 18 de junho. A comitiva participou dos dois últimos dias da Fenadoce, feira que atrai milhares de visitantes ao Centro de Eventos da cidade. Além de exaltar as tradições histórias, o evento possui uma espaço dedicado para a cultura pop e games, o Espaço Wombo Combo.

Sete empresas Associadas fizeram parte da visita: Epopeia Canvas, Mindtrick, IzyPlay, Utopia, Gênio Quiz e Hermit Crab. Além de visitar o espaço e divulgar os trabalhos das empresas, a ADJogosRS foi responsável por diversas palestras no último final de semana da Fenadoce, detalhando diversos processos da criação de jogos e das rotinas de trabalho de cada desenvolvedora.

“A Fenadoce foi uma experiência muito boa, melhor do que imaginávamos”, destacou o diretor executivo da ADJogosRS, Ivan Sendin. “O evento estava muito bem ambientado, essa foi a primeira feira que participamos que conseguiu captar a identidade dos gamers”, explicou Sendin. Em relação a experiência, Ivan destacou que as empresas tiveram um excelente feedback com os jogos que foram expostos ao público e que a Associação já está estudando ideias para 2018.

A participação da ADJogosRS na Fenadoce foi destaque em reportagem do Bom Dia Rio Grande, exibido na RBS TV na segunda-feira, 19 de junho: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/com-mais-de-22-milhoes-de-doces-vendidos-em-pelotas-fenadoce-supera-expectativas/5948797/ 

Foto: Nauro Júnior

Empresas associadas à ADJogosRS participarão do BIG Festival, em São Paulo

A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – ADJogosRS – estará representando o Rio Grande do Sul com 19 empresas de games gaúchas associadas, no BIG Festival 2017, encontro internacional de desenvolvedores de jogos, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, em São Paulo. Além de estarem na área de exposição, as empresa vão em busca de  negociações no matchmaking promovido junto ao encontro e duas estão concorrendo a premiações como BIG Starter, Melhor Jogos Brasileiro e Melhor Gameplay.

Entre as empresas participantes está a Epopeia, que levará ao BIG o seu novo game “IN”. O jogo, que será exposto no espaço da indústria de jogos, é um puzzle imersivo com plataforma e física, onde o jogador assume o papel de uma entidade que, para atingir o objetivo no jogo, precisa controlar vários objetos e superar desafios propostos.

Além das exposições e oportunidades de contato, o BIG Festival possui uma série de prêmios para os desenvolvedores, como é o caso do BIG Starter, categoria vencida pelos gaúchos da Imgnation em 2016. Em 2017 a esperança está com a 40 Giants Entertainment, que concorre na categoria com o game “The Last Princess”, produzido em parceria com a Jambô Editora. O jogo, de estratégia, é baseado no conhecido universo de Tormenta RPG, com batalhas em turnos e onde cada decisão do jogador pode alterar os rumos da história.

“É uma oportunidade única para nós termos sido indicados para a final do BIG Starter, primeiro por estarmos ao lado de diversos projetos de excelente qualidade e, segundo, pela grande visibilidade que o projeto receberá”, destacou Edh Müller, responsável pelo projeto da 40 Giants.

“Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento da nossa indústria, e prometemos dar o nosso melhor na final”, concluiu Müller. Outra empresa gaúcha, a Rockhead, estará participando da competição nas categorias “Melhor Jogo Brasileiro” e “Melhor Gameplay”, com Starlit Archery Club.

As empresas que farão parte da comitiva da ADJogosRS no BIG Festival 2017, em São Paulo, são 40 Giants, Aquiris, Canvas Games, Cupcake, Epopeiaed, Gênio Quis Games, Hammerfist, Hermit Crab, Imgnation, IzyPlay, MindTrick, Mr. Dev Studios, Revolver Game Studio, RiftPoint, Rockhead, SouthBox Studio, Utopia, Vox Studio e Zeepo.