Associação gaúcha de games oferece capacitação para empresas associadas

A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – ADjogosRS, entidade gestora do Arranjo Produtivo Local de Jogos Digitais RS – APL Games RS, oferece, a partir do dia 20 de maio, uma capacitação para seus associados. O processo, que contará com a participação de 20 empresas associadas, terá duração de 12 meses e tem como objetivo fomentar a produção e o planejamento empresarial nos desenvolvedores.

“Será um desenvolvimento baseado em mentorias. As empresas entram com uma ideia que será desenvolvida com a ajuda dos mentores durante todo o processo de capacitação”, exalta o Presidente da ADjogosRS, Carlos Idiart. Dentre os mentores que já estão confirmados está Eivar Rojas, da desenvolvedora Efecto, responsável por jogos como ARK e Chaves Kart, que irá falar com os associados sobre outsourcing. Também está confirmada a participação de Maycon Souza, da desenvolvedora Lune, que conversará sobre advergames.

Os temas das conversas serão relacionados às temáticas do dia-a-dia da produção. “Abordará desde a escolha do que a empresa deseja ser, quais caminhos elas podem tomar para crescer, até negociar através de pitchs (apresentação rápida do negócio) para investidores, publishers entre outros”, explica o Diretor Executivo da ADjogosRS, Ivan Sendin Silveira.

O cerne do curso é dar aos associados experiência através do diálogo e trabalho conjunto com pessoas que já possuem história na indústria, e sabem os caminhos a serem ou não seguidos. “Esperamos aumentar a maturidade das empresas. Temos muitos nomes grandes e consolidados aqui, mas, mesmo assim, são empresas novas. É um mercado muito novo no Brasil, e que bate de frente com empresas do exterior que possuem 20, 30 anos de história”, afirma Idiart.

O Presidente da ADjogosRS espera que, com o curso, as empresas possam afinar ainda mais os seus processos e que consigam entender melhor a forma de trabalhar a partir de suas experiências. “Em suma, será uma experiência fundamental para o crescimento da nossa indústria aqui no Estado”, conclui. A capacitação será viabilizada com verba de edital promovido pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) do governo do estado do RS.