Empresas gaúchas fazem parte de programas de aceleração internacionais

Fazer os projetos funcionarem de maneira mais rápida e dinâmica, este é o principal objetivo dos programas de aceleração voltados para a criação de jogos digitais. Recentemente, três empresas gaúchas associadas ao ADJogosRS tiveram a possibilidade de participar da Game Founders, considerada a maior aceleradora do mundo. Além da Cupcake e da Hammerfist, que faz parte do atual grupo de selecionados, está a Imgnation Studios, de Santa Maria.

“Cada aceleradora tem um programa específico, mas o objetivo de todas é fazer as coisas andarem mais rápido, através de mentorias com pessoas da indústria, investimento, network com publicadoras e investidores, entre outros”, destacou o Fundador da Imgnation Studios, Orlando Fonseca Júnior.

Orlando, que também é vice-presidente da ADJogosRS, destaca o foco total e imersão no projeto que ocorrem durante os três meses que a empresa faz parte de um projeto como a Game Founders, além da possibilidade de contato com novas experiências de criação. Recentemente, a Imgnation passou a integrar a Boost VC, uma aceleradora do Vale do Silício que tem como foco empresas de realidade virtual.

A tecnologia é novidade recente do mercado, sendo considerada por Fonseca como uma mudança de paradigma semelhante à popularização dos smartphones, e que já faz parte da agenda de trabalho da Imgnation. “Ser pioneiro no desenvolvimento de realidade virtual significa estar na frente (em termos de aprendizado) para quando o mercado for realmente estabelecido. Há o risco do mercado nunca decolar, ou nunca chegar onde as previsões apontam, mas a tecnologia agora está permitindo coisas pela primeira vez, e o crescimento do mercado de realidade virtual e realidade aumentada tem muito potencial”, explicou.

Para Orlando, trabalhar com uma nova ferramenta aumenta as chances de inovação. “O medo de errar, que muitas vezes paralisa certas empresas ou profissionais, nesse momento tem que, obrigatoriamente, ficar de lado”. Fonseca foi convidado para participar do atual grupo de palestrantes que faz parte da Game Founders, na Malásia. “Minha palestra não foi sobre Oculus, nem sobre VR. Foi sobre sobrevivência. A importância de se continuar produzindo e achando formas de ficar vivo, como um dos pontos mais importantes para evoluir e, eventualmente, encontrar sucesso na indústria”.

Atualmente, a Imgnation Studios está em processo de desenvolvimento de um jogo próprio, que irá misturar elementos de corrida e combate, para sistemas de realidade virtual. O game está sendo desenvolvido para as principais plataformas de VR, como HTC, Vive, Samsung Gear VR, PlayStation VR e Oculus. A empresa, que está financiando o jogo totalmente, já possui uma parceria estabelecida com a Samsung, onde eles serão parceiros de publicação da versão para o Gear VR.