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Relatório Anual do Mercado de Games no Rio Grande do Sul - 2021
18 Jan 2022Foi divulgado recentemente pela ADJogosRS o relatório anual sobre o mercado de games no Rio Grande do Sul, com resultados do ano de 2021 e projeções para 2022.
Seguindo o que 2020 já havia mostrado, mesmo com os efeitos da pandemia de COVID-19 afetando diversos setores e indústrias, o setor de jogos mantém-se forte e produtivo. Jogadores que no ano anterior puderam dedicar-se mais a computadores, videogames e celulares, neste ano mantiveram o consumo a ajudaram, mais uma vez, a mostrar a importância do setor para a comunidade e a economia do estado e país.
"Do ano anterior para o ano passado tivemos alguns desafios bastante similares, mas sem dúvidas podemos destacar a concretização do trabalho remoto. O mercado de jogos se manteve forte, não só como efeito do consumo de jogos devido à pandemia mas pela crescente que temos desde 2018 na área. 2021 foi um ano também para colocar em prática o GameRS, programa que vínhamos construindo nos anos anteriores e pudemos ver ele crescer de forma pioneira. Certamente 2022 inicia com uma grande evolução nos programas e parcerias, focando na qualidade dos cursos de Ensino Superior e nas capacitações."
, destaca Everton Vieira, Presidente da ADJogosRS. Uma das principais ações do programa GameRS, destacada por Everton, está a criação dos laboratórios de QA (Quality Assurance) onde os alunos de universidades podem testar jogos das empresas do estado, algo que é tradicionalmente deficiente na área.
Nos principais dados apontados pelo relatório o Rio Grande do Sul constam o aumento no lançamento de jogos em consoles (5), PC (3) e VR (6), além do número de participações e premiações em eventos nacionais e internacionais. Foram 29 indicações ao todo, contra 8 do ano anterior, sendo 14 premiações contra 3 do mesmo período. Também vale a pena mencionar 13 participações em editais com 7 projetos contemplados. O mercado gaúcho também mostrou força na geração de empregos, sendo 777 novas oportunidades (51% de crescimento em relação ao ano anterior). A diversidade também mostrou-se um ponto forte dentre as empresas de games do RS, conquistando 10% de profissionais de grupos minoritários empregados. Ivan Sendin, Diretor Executivo da associação, comenta:
"Para a ADJogos o ano mostrou o contínuo crescimento, incluindo o aumento de parcerias como SEBRAE, BRDE, GameRS com o governo estadual, o que ajudar a evoluir não somente o faturamento e crescimento das empresas mas também a capacitação e qualificação de mão de obra, o que colabora também para o aumento da contratação que pudemos observar. Essa última parte, de capacitações, deve ser ainda mais forte em 2022 por causa das novas ações planejadas pela ADJogos junto às universidades, o que deve elevar a qualidade técncia como um todo. Outro ponto que vale a pena destacar é que as prestações de serviço tiveram um aumento significativo devido às parcerias entre as próprias empresas da associação, algo que sempre incentivamos para integrar os diferentes portes de empresa que temos no estado."
Veja o relatório completo em https://adjogosrs.com.br/download/relatorios/3/arquivo_pt/titulo_pt/
Redação: Mau Salamon