Relatório Anual do Mercado de Games no Rio Grande do Sul - 2020

26 Fev 2021

A ADJogosRS divulgou neste último mês o relatório anual sobre o mercado de games no Rio Grande do Sul, com resultados do ano de 2020 e projeções de crescimento para 2021.

Como todos sabem, 2020 foi um ano bastante atípico para a maioria dos setores e indústrias. Atingidos pela escassez de materiais, pelas altas de preços e pelas correntes de cortes de gastos. A maioria das empresas nos setores ditos tradicionais sofreram fortes impactos com a pandemia da COVID-19. Mas, contrariando a tendência, para o setor de games este não foi o caso. Beneficiados pelos períodos de lockdown, onde jogadores puderam passar mais tempo em frente a computadores, videogames e celulares, a indústria de games gaúcha demonstrou novamente a força que possui e o porquê de ser um setor a ser observado com muito carinho pela comunidade e por nossos governos.

Seguindo a constante de crescimento apresentada nos últimos anos, 2020 apresentou um dos maiores saltos da indústria, com mais de 100% de crescimento, atingindo a marca dos R$ 65 milhões em faturamento, um marco muito importante para mercado de jogos brasileiro, e sobretudo gaúcho. Ivan Sendin, Diretor Executivo da associação, atribui estes números principalmente ao fortalecimento do mercado e às parcerias formadas e estabilizadas.

"Em tempos ruins como este da COVID-19, o nosso mercado se mostrou ainda mais forte, dobrando o faturamento e dando sinais de que é um mercado difícil de sofrer nestes negativos. Com o apoio do Governo do Estado e o Sebrae, o RS fechou mais parcerias internacionais tanto com lançamentos de produtos próprios, ou com prestações de serviços. Desta forma, mostrando que nossa qualidade de produção de jogos atingiu níveis mundiais e que a cada dia vem crescendo o interesse dos compradores em nosso Estado."
Ivan se refere ao dado de que este ano as desenvolvedoras de jogos gaúchas formaram 19 parcerias com publishers (empresas de publicação e distribuição de jogos). As empresas também realizaram um maior número de prestações de serviços, incluindo diversos outros estados do Brasil e também países como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Austrália, Malta, Polônia, Suíça, dentre outros.
"As ações de capacitações estão ajudando a fortalecer a qualidade dos produtos e planejamento das empresas."
, destaca Ivan. Esta qualidade é visível nas maiores participações dos profissionais e empresas em eventos, além do reconhecimento pelo mercado internacional na busca por outsourcing (serviços realizados em terceirização).

O Rio Grande do Sul contou ainda com 8 indicações em premiações, sendo 3 delas vencedoras, além de 18 participações em editais (150% de crescimento em relação ao ano anterior), sendo 4 delas contempladas. O dado que reforça ainda mais este crescimento e abre os olhos de todos para o mercado é o de contratações, onde houve um crescimento de 125% em geração de empregos, mostrando uma oportunidade cada vez mais bem-sucedida de carreira para os profissionais recém formados pelas universidades e até mesmo que migram de outros setores.
"Mesmo com uma recessão mundial em 2020, o setor de entretenimento se manteve estável e ainda cresceu em alguns segmentos. Porém, não devemos atribuir o crescimento da indústria local a este aparente favorecimento diante de uma crise. Os bons números que vimos referentes ao ano anterior são, principalmente, decorrentes de um crescimento constante e sólido que iniciou em 2018. São várias ações que resultaram em um setor mais maduro com empresas definindo de forma mais clara seus modelos de negócio."
, destaca Everton Vieira, Presidente da ADJogosRS.

Veja o relatório completo em https://adjogosrs.com.br/download/relatorios/2/arquivo_pt/titulo_pt/



Redação: Mau Salamon


Talk to us