ADjogoRS leva empresas gaúchas para Mostra Nacional de Indie Game (Bring), em Brasília, dias 9 de 10 de abril

Seis empresas de games do Rio Grande do Sul associadas à Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – ADjogosRS estarão expondo seus games para o público na Mostra Nacional de Indie Game (Bring), durante o JAM Nerd Festival de 2016, dias 9 a 10 de abril, em Brasília. A ADjogosRS foi convidada pela Behold Studios, promotora do Bring, a estar no evento e levar empresas para disponibilizar seus jogos na área indie da feira.

05
Estarão no Bring as empresas e jogos:

  • Canvas Games, de Pelotas, com os jogos Super Casual e Hell Manager, ambos mobile;
  • Epopeiaed, de Porto Alegre, com os jogos I’m Awesome e IN, ambos para PC;
  • Grimoire Games, de Porto Alegre, com o jogo Grim Seventh, para PC;
  • Painful Smile, de Porto Alegre, com o jogo Bloody Eagle, para PC;
  • SouthBox Studio, de Passo Fundo, com o jogo City Crush, mobile;
  • Studio Guilbi, de Viamão, com o jogo Skating Pals, mobile e android.

Ivan Sendin Silveira, diretor executivo da ADjogosRS, destaca a importância da presença das empresas no Bring. “É um momento para elas testarem seus jogos com o público, isso sempre gera um grande feedback para estudar e evoluir a produção e, claro, tem o excelente networking com as empresas nacionais, que é muito importante também”.

Conforme dados do perfil das empresas desenvolvedoras de games do RS feito pela ADjogosRS, o estado possui 80 empresas, sendo 30 associadas a entidade. São empresas jovens e pequenas, com tempo de vida entre 1 a 8 anos, e média de 2 a 6 profissionais, oriundas, em sua maioria, de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de Pelotas, Gramado e Santa Maria.  Com uma média de 10 jogos desenvolvidos por ano em diferentes plataformas, a maior parte das empresas desenvolve para mobile (Android e IOS), seguidos por PC, consoles e web. Os clientes que as empresas da associação trabalham se expandem para outras regiões do país como SP; PE; DF; RJ; SC; AM; MT; PR e internacionalmente em países como Estados Unidos, Finlândia e Áustria.

Três empresas gaúchas estão no Steam Greenlight, maior plataforma de jogos para PC do mundo

As empresas de games do Rio Grande do Sul Epopeia Entretenimento Digital, Grimoire Games e Monsterbed tiveram jogos aprovados pela Steam Greenlight, plataforma em que jogadores poderão votar para que o game seja vendido e distribuído. As empresas, todas de Porto Alegre, são associadas à ADjogosRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul) e estarão pela primeira vez na maior plataforma de games para PC do mundo.

A primeira a submeter seu jogo foi a Epopeia, com o I’m Awesome. Pedro Gabriel, Gestor de Projetos, explica que a Greenlight serve de porta de entrada para jogadores testarem e opinarem em melhorias, gerando também fãs antes mesmo do jogo ser lançado. “Usamos nosso jogo como experimento para entender o processo de lançamento em uma plataforma tão famosa, realizamos estudos para melhorar a divulgação e distribuição. Além disso, queremos usar esse conhecimento para transformar a marca em franquia e lançar os próximos jogos com mais força”, afirma Pedro.

 A Grimoire Games está na plataforma com o jogo Grim Seventh. Vitor Lopes, Game Designer da empresa, espera que a experiência retorne o investimento no projeto e destaca a importância de estar no Greenlight. “Se o jogo não está na Steam, certamente está perdendo dinheiro e reconhecimento”, aponta.

A MonsterBed busca visibilidade para o jogo Astromonkey: Hitball Arena, que levou dois anos para ser desenvolvido. “Neste primeiro momento queremos que o jogo seja visto. Com certeza achamos que tem potencial para ser um sucesso, pois investimos um bom tempo nele. Esperamos lançar o jogo para mobile também, então quanto mais gente conhecer o PC/Mac, mais pessoas conhecerão a versão mobile”, afirma Felipe Peruzzo Milkewicz, Animador da MonsterBed.

Conheça um pouco dos três games:

  • I’m Awesome (Epopeia Entretenimento Digital) – Um jogo de ação para divertir-se e dar risadas. O jogador entra num mundo de um cara extremamente maluco, que se acha o máximo e faz o que bem entender. Mas todas as ações tem consequências, divertidas e desastrosas. O lançamento está previsto para meio do ano.
    Facebook: com/imawesomegame

Greenlight: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=336358444

  • Grim Seventh (Grimoire Games) – Jogo arcade de ação/combate com um estilo geométrico 3D único. Nele, o jogogador é um agente enviado para derrotar os invocadores do mal e suas monstruosidades, com aço e magia. A previsão de lançamento do jogo é final de abril ou início de maio.

Facebook: https://www.facebook.com/GrimoirePage
Greenlight: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=636753800&result=1

  • Astromonkey: Hitball Arena (MonsterBed) – Astro é um macaco astronauta foi enviado em uma missão de exploração espacial, mas acabou sendo sugado por um buraco negro e resgatado por alienígenas. Agora para voltar para casa, o nosso herói terá de vencer o torneio interestelar de Hitball Arena!  O jogo deve ser lançado ainda em abril.

Facebook: https://www.facebook.com/AstroMonkey-Hitball-Arena-871206296311865/?fref=ts

Greenlight: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=608504878