1º Playteste oficial ADjogosRS

No próximo sábado, dia 12 de outubro, ocorre o 1º Playteste oficial realizado pela ADJogosRS. O evento é parte do programa de capacitação da indústria local realizado pela ADJogosRS, que conta com a participação das empresas associadas em uma rodada de testes e feedbacks dos jogos produzidos ou em produção. Durante este ano, foram realizados alguns eventos locais que serviram como preparação para este primeiro playteste oficial.

“Este é um evento que é resultado de muita preparação e projeto da associação. Playteste é uma etapa muito importante e carente na indústria brasileira, e profissionalizar o feedback é essencial para entender as melhorias em relação à percepção do público. Isso vale para qualquer indústria criativa, como acontece no cinema, e acontece também em jogos.”

, destaca Everton Baumgarten Vieira, co-fundador da Izyplay e presidente da associação.

“O evento viabilizará ainda a aproximação do público consumidor, dos estudantes e das empresas desenvolvedoras, e o contato do mercado com seus produtos.”

, completa.

Neste evento, pelo menos 10 jogos serão testados, com cerca de 12 empresas participantes. O objetivo principal do evento é aprimorar não só os jogos em desenvolvimento pelas empresas que fazem parte da associação, mas também o comportamento das próprias empresas perante a indústria. Para isso, além das rodadas de teste e feedback, pelo menos 5 jogos terão apresentação de pitch, ou seja, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento deles aproveitarão a oportunidade para simular uma venda comercial, avaliada pelas demais empresas, apresentando detalhes do jogo, suas oportunidade e seus valores de mercado.

“É um evento relevante para darmos continuidade à capacitação e à validação da indústria local, seja de quem já é profissionais da área ou de estudantes.”

, destaca Guilherme Gonçalves, co-fundador da Hermit Crab e membro conselheiro da associação. O playteste ocorrerá na unidade da Uniritter, dentro do Iguatemi, em Porto Alegre, das 13:30 às 20:30. Qualquer pessoa, independente de ser estudante ou profissional do mercado de jogos, pode ir testar os jogos. A entrada é gratuita.

 

Redação: Mau Salamon